Restaurantes

Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

'Kompromat': a velha tática russa de buscar informações comprometedoras para chantagear

A notícia da existência de um relatório não corroborado que sugere que o governo russo tem informações comprometedoras sobre o presidente eleito dos Estados Unidos criou uma tormenta política e de informação no país.
Donald Trump negou enfaticamente seu conteúdo e o atribuiu a uma "caça às bruxas política".
A polêmica ajudou a desenterrar um velho termo da era soviética, mencionado por vários veículos de imprensa americanos: a tática russa conhecida como kompromat.
Trata-se da prática de acumular informações sobre uma pessoa que podem ser utilizadas depois para fazer pressão e chantagem sobre ela ou, simplesmente, destruir sua reputação.
A tática é usada por serviços de inteligência de muitos países, mas, segundo especialistas, foi a União Soviética que a aperfeiçoou e a sistematizou.
Um ex-embaixador britânico, Tony Brenton, disse à rede americana CNN que a prática é tão comum que os diplomatas enviados para trabalhar na Rússia são alertados e instruídos sobre como lidar com ela.
"Faz parte de como a Rússia trabalha, que os serviços de inteligência coletam informações sobre indivíduos para usá-las quando puderem obter alguma vantagem", disse ele à CNN.
O manual soviético:
Com Josef Stalin no poder, principalmente a partir do final da 2ª Guerra Mundial, tornaram-se cada vez mais comuns na União Soviética a repressão política e a perseguição de adversários. A kompromat fazia parte do manual básico do serviço secreto russo da época, a KGB.
E ainda hoje é usada no país para se ter poder sobre uma pessoa, segundo o editor-chefe do jornal americano The Washington Post em Moscou, David Filipov.
"A informação pode ser usada para forçar uma pessoa a fazer o que se quer", disse Filipov ao programa The World da ONG PRI e à BBC.
O jornalista garante que, hoje em dia, muitas agências de inteligência russas recorrem à kompromat como na era soviética. (...)
Imagens e conteúdo completo em BBC:
* O que é a 'kompromat', a velha tática russa de buscar informações comprometedoras para chantagear
THINKSTOCK