Restaurantes

Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Ucrânia em pedaços e cenas violentas nos movimentos pró-Rússia

"Donetsk é o coração da Ucrânia", o bastião do antigo presidente russo, Ianukovitch.
O cartaz à entrada da cidade é toda uma declaração de princípios que a população desta região pró-russa não discute. Tal como numa grande parte do leste ucraniano, os residentes são de origem russa.
Desde o início das tensões na Crimeia, que culminaram com a anexação pela Rússia, a população de Donetsk e de toda a região mobilizou-se, em movimentos de direito ao referendo, para anexação à Rússia.
As autoridades ucranianas dizem que os manifestantes pró-russos que ocupam a sede dos Serviços de Segurança em Lugansk mantém perto de 60 reféns, estão armados e colocaram explosivos no edifício.
Fontes dos serviços de segurança disseram, no anonimato, que os civis poderão estar a ser usados como escudos humanos para evitar um assalto da polícia.
Foi precisamente uma operação das forças especiais ucranianas que permitiu restabelecer o controle do edifício da administração regional de Kharkiv, outra cidade do leste do país onde militantes pró-russos exigem um referendo sobre a adesão à Federação Russa.