Restaurantes

Pesquisar este blog

domingo, 27 de novembro de 2016

A vida de Fidel Castro em 22 números

A história de Fidel Castro, ex-presidente cubano morto na noite desta sexta-feira aos 90 anos, é marcada por números significativos.
Fidel foi o líder mundial não ligado a uma monarquia mais longevo do século 20, teve oito filhos, fazia discursos com várias horas de duração e "sobreviveu" a 11 presidentes americanos.
Veja alguns números sobre a vida do ex-presidente que comandou Cuba por quase cinco décadas:

- 82 rebeldes
Fidel Castro e mais 81 rebeldes - incluindo seu irmão Raúl e Che Guevara - embarcaram no Granma no México, em novembro de 1956, para viajar até Cuba e iniciar a batalha contra Fulgencio Batista.
O barco depois foi usado durante desfiles militares para celebrar a vitória na Revolução.

- 70.000 soldados
Esse é o número de soldados enviados por Cuba a Angola, entre 1987 e 1988. Desde os anos 60 e 70, Cuba deu assistência a vários paíes africanos, como Angola e Etiópia, durante a descolonização da África.
No pico da atividade em Angola, Cuba chegou a ter 70 mil soldados no país, que estava em meio à guerra de independência. Estima-se que cerca de 500 mil cubanos, tanto militares como civis, pisaram nesse país africano.

- 8 filhos
Fidel Castro tinha 8 filhos, com quatro mulheres. O mais velho é Fidel Castro Díaz-Balart, também conhecido como Fidelito, filho de Mirta Díaz-Balart. O ex-presidente cubano também tinha cinco filhos com Dalia Soto, um com María Laberd e uma filha com Natalia Revuelta, Alina Fernández.

- 7 horas
Os discursos de Fidel Castro são conhecidos pela longa duração, às vezes tão longa que chegava a incluir um intervalo para o lanche. O discurso mais longo registrado durou 7 horas e 10 minutos e foi pronunciado no Congresso do Partido Comunista em 1986, em Havana.
Ele também tem o recorde do discurso mais longo na Assembleia Geral das Nações Unidas com 4 horas e 29 minutos de duração.

Acesse o conteúdo completo em BBC:
* A vida de Fidel Castro em 22 números