Restaurantes

Pesquisar este blog

sábado, 19 de novembro de 2016

Liberland: A terra que não era de nenhum país tem seu criador e presidente impedido de entrar nela

Esta é realmente uma história muito interessante, onde a ambição dos governantes é bem delineada, impedindo os propósitos do bem e da liberdade, de fazerem ao menos uma tentativa em território sem dono.
(Por Blogger)

Leia a história completa em BBC:
* O presidente impedido de entrar no país que ele próprio criou
Vit Jedlicka tem um plano ambicioso: tornar realidade o país que considera ideal em um local que, segundo ele mesmo diz, é uma terra de ninguém localizada entre a Sérvia e a Croácia.
Mas enfrenta um irônico problema: ele foi proibido de colocar os pés no local, batizado de Liberland.
Acompanhado da reportagem da BBC, o presidente navega pelo no rio Danúbio, olhando para o território de onde foi exilado. O barco está a apenas a alguns metros do que ele chama de "país amado".
Ele sabe que, se tentar desembarcar, a polícia que faz a vigilância do rio do lado da Croácia prenderia todos nós.
Com apenas sete quilômetros quadrados, Liberland é um pântano sem habitantes.
Apesar de se tratar de uma área tão pequena, Jedlicka - "eleito" primeiro presidente de Liberland - vê a criação do país como a realização de um sonho libertário: um lugar onde os impostos não são obrigatórios, não há controle de posse de armas e cuja moeda é o bitcoin (dinheiro virtual).
Em 2015, Jedlicka, sua namorada e um grupo de amigos fincaram uma bandeira no local. Os amigos o acabaram elegendo para liderar o novo país.
Desde então, cerca 500 mil pessoas já se inscreveram, via internet, para serem cidadãs de Liberland. O presidente já formou um gabinete de governo e afirma ter embaixadores no mundo inteiro, todos apenas esperando a oficialização do país.
Ele também já arrecadou dinheiro para Liberland por meio de financiamento coletivo pela internet e doações. Também já foram impressos os passaportes diplomáticos.
O único problema é que nem ele e nem ninguém conseguiu ocupar o território.
- Terra de ninguém
...