Restaurantes

Pesquisar este blog

sábado, 19 de novembro de 2016

Marriage market: Pais anunciam filhos em 'mercado de noivos' na China

O mercado de anúncio de noivos em Xangai é o maior e mais famoso do país.
"É normal vir aqui. Os pais querem que os filhos casem, consigam um bom trabalho e tenham filhos", resume com simplicidade um senhor que anuncia seu filho para casamento em uma grande praça em Xangai.
Apesar de tratar a prática como algo natural e conversar com bom humor, ele prefere se identificar apenas por seu sobrenome, Li, e se recusa a posar para uma foto.
A Praça do Povo recebe todos os sábados e domingos à tarde centenas de mães e pais aflitos pela demora de seus filhos em se casar - algo cada vez mais comum na China, conforme o país se urbaniza aceleradamente.
Eles fazem propaganda de seus pupilos em folhas de papel, preenchidas à mão, quase sempre apoiadas em um guarda-chuva. Os anúncios trazem idade e altura das moças e rapazes, seguidas de descrições elogiosas e uma série de exigências quanto ao perfil do potencial parceiro(a), mas fotos são raras.
A prática de anunciar "noivos" em praça pública ganhou impulso nos últimos anos. Segundo os frequentadores do que ficou conhecido em inglês como marriage market (mercado de casamento), a estratégia começou há cerca de uma década. O nome em chinês, porém, não fala em "mercado", mas em ponto de encontro.
Há outras iniciativas do tipo no país, mas o de Xangai é o maior e mais famoso. Preocupado com a queda no número de casamentos, o governo vem incentivando também feiras para solteiros, como a Shanghai Matchmaking Expo.
Leia mais em BBC: