Restaurantes

Pesquisar este blog

sábado, 26 de novembro de 2016

Biografia e 9 frases célebres de Fidel Castro

Fidel Alejandro Castro Ruz - Fidel Castro: 
Nascimento: 13 de agosto de 1926, Birán, Cuba 
Falecimento: 25 de novembro de 2016, Santiago de Cuba, Cuba
1."A história me absolverá"
2. "Se saio, chego; se chego, entro; se entro, triunfo"
3. "Vou bem, Camilo?"
A pergunta acima foi feita ao companheiro de guerrilha e um de seus colaboradores mais próximos, o comandante Camilo Cienfuegos. Era o dia 8 de janeiro de 1959 e Fidel Castro fazia seu primeiro discurso para o povo cubano depois da vitória da revolução, em sua chegada à Havana.
"Vou bem, Camilo?", perguntou Fidel em uma pausa do discurso.
"Vai bem, Fidel", respondeu Cienfuegos, que foi aplaudido pelo público.
4. "Que sejam como o Che!"
5. "Tenho um colete moral (...) que tem me protegido sempre"
6. "Todos os inimigos podem ser vencidos"
7. "Não pretendo exercer meu cargo até os cem anos"
"Que os vizinhinhos do norte não se preocupem, não pretendo exercer o meu cargo até os cem anos", disse Fidel em Bayamo, no dia 26 de julho de 2006, em um discurso para o Dia da Rebeldia Nacional.
Cinco dias depois, no dia 31 de julho, ele anunciou que deixaria temporariamente o poder por motivos de saúde. Ele tinha se submetido a uma operação e o irmão dele, Raúl, assumia o poder.
8. "Não tenho nem um átomo de arrependimento"
9. "O melhor amigo que tive"
Como vinha ocorrendo nestes últimos anos depois que deixou o poder em Cuba, a despedida de Fidel ao presidente da Venezuela, Hugo Chávez, depois de sua morte em 2013, foi feita em uma de suas Reflexões, os artigos publicados pela imprensa estatal cubana.
Leia a reportagem completa em BBC:
* Morre Fidel Castro: 9 frases célebres do polêmico líder da Revolução Cubana

GETTY IMAGES
Castro e Che Guevara se separaram poucos anos depois da vitória da Revolução Cubana.